quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A prática da Igualdade Social em nossa Sociedade.

Quando falamos de igualdade social, logo nos lembramos das leis dos Direitos do Homem e do Cidadão, estas que foram criadas na época das grandes revoluções.
Hoje em dia, pode-se que a sociedade e o campo econômico e político ainda encontram-se longe da igualdade social. Muitas vezes a classe de baixa aquisição econômica são as que mais sofrem essa desigualdade.
No Brasil, por exemplo, a desigualdade é bastante comum, muitos anos são descriminados pelas suas etnias, raças, credos e meios sociais e econômicos. O que adiantam as leis existirem e não serem cumpridas? Aí fica a questão, se somos um país livre, coberto de riquezas e costumes variados, por que a desigualdade social é ainda predominante?
Falta a conscientização não apenas da nossa sociedade em si, mas também dos nossos governantes, que são os primeiros a darem mal exemplo com a falta de ética no senado, onde estes só se preocupam com seu próprio beneficio e esquecem que existe uma nação que depende deles para crescer. Portanto, se não lutarmos pela prática dos nossos direitos, vamos ser dominados apenas por deveres e pela falta de ética predominante no país e no mundo.

Mariana Barçalini Telhada

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Esquerdismo.

O esquerdismo marca o século XX por se opor a ideias capitalistas e defender o socialismo e o comunismo, ou seja, marca o momento de transição.

Lênin mobiliza uma parcela da população para tentar evitar a dominação da burguesia e de partidos políticos sobre a sociedade, enquanto o capitalismo avança sobre o mundo inteiro com muita força.
Esquerdistas entravam em conflito entre si ( fato que fica nítido nas respostas críticas que Lênin recebeu após publicar seu livro, inclusive de pessoas que também pregavam o esquerdismo).

Atualmente ainda existem partidos de esquerda, porém nenhum é considerado esquerdista (exatamente por não serem tão radicais nem proporem a revolução da massa).


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O Fim dos Impérios.

Naquela época os países de elite eram apenas a Espanha e Portugal, contudo, ocorreram diversas guerras, revoluções e movimentos contra este que buscam a mão de obra barata, impondo uma colonização exploradora de povoamento como os EUA. Após o fim dos impérios, pode-se dizer que a igualdade social foi o triunfo para os britânicos, pois durante a guerra haviam despertado uma forte sensação de igualitarismo e renovado o compromisso com a igualdade social e logo após a crise, inúmeros países se tornaram independentes porém os que ficaram sofreram e ainda sofrem com a desigualdade social.