O esquerdismo marca o século XX por se opor a ideias capitalistas e defender o socialismo e o comunismo, ou seja, marca o momento de transição.
Lênin mobiliza uma parcela da população para tentar evitar a dominação da burguesia e de partidos políticos sobre a sociedade, enquanto o capitalismo avança sobre o mundo inteiro com muita força.
Esquerdistas entravam em conflito entre si ( fato que fica nítido nas respostas críticas que Lênin recebeu após publicar seu livro, inclusive de pessoas que também pregavam o esquerdismo).
Atualmente ainda existem partidos de esquerda, porém nenhum é considerado esquerdista (exatamente por não serem tão radicais nem proporem a revolução da massa).
Com o passar do tempo, direita e esquerda passaram por inúmeras variações desde a sua teoria. Mas mesmo tendo conseguido colocá-las em prática, algumas distinções permanecem em seu discurso inicial : direita é o que se legitima em nome da antiguidade, da experiência, do conhecimento adquirida, da segurança, mesmo que, na prática, nem todas as características são seguidas; esquerda é o que se almeja no presente e o sonho e prestígio de um belo e lindo futuro, de paz e liberdade, mesmo que na prática, espalhe a maldade e injustiça por todos os lugares que se passa. Cuba sabe bem disso ;)
ResponderExcluirBjaum gata, eh nozes