quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ideologia Religiosa vs. Comunicação Expressiva.




FAIL!


Quando o foco principal é religião, futebol e política, o assunto rende. É uma verdadeira batalha, ainda mais quando a comunicação está sendo o ponto chave. Desde a época Marxista, as ideologias religiosas e as comunicações de massa, como jornais, rádios e televisão existem. Esses processos eram mantidos e dominados pelas classes dominantes e ricas, com o único objetivo de manipular, domesticar uma sociedade.
Não muito diferente do mundo contemporâneo, onde a comunicação é o arco principal quanto dito em manipular ou domesticar uma nação. Mas a própria religião tem em si este “poder” sob as pessoas, um exemplo disto é o bispo Edir Macedo - “Dinheiro é o sangue da igreja”, um comentário um tanto quanto sarcástico, um verdadeiro marketing religioso.
Portanto, acredito que a comunicação expressiva, aquela que não existe apenas para “manipular”, mas trazer informações com um conhecimento cientifico, trás bastante desconforto aos meios religiosos, pois estes utilizam estes meios apenas para seu marketing religioso e seus telespectadores já não se posicionam mais como “pobres e passivos”, mas um receptor afim de construir a ação da mensagem passada e tirar delas a sua própria opinião.

Mariana Barçalini Telhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário