sábado, 17 de julho de 2010

Quanto vale o seu tempo?

Certa vez, um menino de aproximadamente 13 anos estava sentado na sala de casa olhando atentamente para um relógio de paredes. Ele parecia ansioso, não desgrudava os olhos um minuto se quer. Barulhos de chaves e botar sendo aberta dispersaram o garoto, que logo correu em direção dela. Era seu pai, um senhor de aproximadamente 38 anos, com expressão de cansado e sem muita paciência para o garoto. Logo, o menino abraça-lhe entre as pernas e disse: - Papai, que saudades eu estava do senhor! - O pai, sem muito que dizer olhou-o e foi em direção à sala. O garoto persistente, segue seu pai, senta-se no sofá e diz:

Garoto
- Posso lhe perguntar uma coisa?
Pai (com ar de impaciência)
- Pode dizer moleque!
Garoto
- Quanto você ganha por horas trabalhadas?

O pai do garoto ficou espantado com tamanho atrevimento e rebateu.

Pai (em tom alto)
- Por quê quer saber? É você quem paga as contas? Vá já pro seu quarto, garoto atrevido.
Garoto
- Mas pai...eu...antes que eu vá para o quarto, o senhor pode me dar 25 reais?

O pai inclina seu rosto em direção ao filho e se mostra pensativo.

Pai (voz over)
- Ontem ele me pediu 25 reais, para quê quer mais dinheiro? Será que meu filho está entrando pelo caminho das drogas?

Ele muito irritado não dá atenção para o garoto e rebate.

Pai
- Eu já lhe dei ontem, pra quer mais? Acha que dinheiro cresce em árvore? Vá já para seu quarto, você está de castigo!

O garoto decepcionado levanta-se do sofá e segue em direção as escadas, que o levará para o seu quarto. Chegando lá, ele deita-se em uma cama e com aspecto triste, se mostra pensativo. O senhor seu pai, meio consciente pelo seu ato, segue em direção ao quarto do filho e pede desculpas.

Pai
- Filho, me desculpe, acho que fui muito duro com você, aqui estão os 25 reais que você me pediu. Ah... Respondendo sua pergunta, o papai ganha 50 reais por hora trabalhada ao dia.

O garoto levanta-se da cama, coloca as mãos embaixo de um dos travesseiros, pega algumas notas e moedas e começa a contá-las.

Garoto
(orgulhoso)
- Papai, aqui está 50 reais, chegue uma hora mais cedo amanhã, quero que jante e brinque um pouco comigo!

--------------------------------------------------------------------------------------------


Essa foi uma adaptação de uma história que eu andei lendo em algum lugar na net, não me recordo o site por isso resolvi montar um mini roteirozinho e deixar essa reflexão para todos você. Quanto vale o seu tempo?
Como todo mundo, ás vezes eu também não dou importância a quem está a minha volta por "falta de tempo", poxa o tempo é a gente quem faz quantos segundos, minutos nós perderíamos em dizer "Bom dia" para aqueles que nos cercam? Essa uma horinha que nós dormimos a mais nos finais de semana poderiam ser aproveitadas para outras coisas, como por exemplo, um passeio no parque, uma corrida com seu animal de estimação, um tempo com algum familiar ou amigo que não vê a tempos ou então para fazer a diferença para um estranho qualquer que necessitava apenas de uma palavra amiga para se motivar a viver num mundo onde os seres humanos não se respeitam mais? Fica a dica então aos que NUNCA tem tempo para os outros, comecem a dar valor em pequenas coisas, um dia todos nós vamos morrer e vale a pena isso que chamamos de VIDA?

Por: Mariana Telhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário